DESTAQUE, Política, Tecnologia

PMJP realiza I Fórum Municipal de Software Livre e Governo Eletrônico

10 set 13

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de uma iniciativa das Secretarias de Ciência e Tecnologia (Secitec) e da Transparência Pública (Setransp), irá realizar o I Fórum Municipal de Software Livre e Governo Eletrônico (Fomsege), nos dias 6 e 7 de novembro. O objetivo do evento é discutir com a sociedade o uso e a aplicação do Software Livre dentro da gestão pública, bem como soluções na área de governança eletrônica e a importância dos dados abertos para o fortalecimento da democracia e participação popular.

Após reunião com representantes da Secitec e Setransp, que aconteceu nessa última sexta-feira (6), foi formada uma Comissão Organizadora que estará à frente de todas atividades que serão desenvolvidas para realização do evento.

O fórum trará para o debate representantes de instituições públicas e privadas de várias áreas no mercado de internet, informação e tecnologia, a exemplo do Serviço Federal de Processamento de Dados (SEPRO), os Ministérios das Comunicações e do Planejamento, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Controladoria Geral da União (CGU), Instituto Soma Brasil, Transparência Hacker, Fórum Paraibano de Combate à Corrupção na Paraíba(Focco-PB), entre outros.

A ideia de criar um fórum na área de tecnologia, pioneiro no Norte/Nordeste, partiu da participação de representantes da Secitec e da Setrans no Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi), que aconteceu em agosto desse ano, em Brasília.

Software Livre – O Software Livre tem a proposta de colocar os usuários em primeiro lugar, dando-lhes a liberdade para usufruir e compartilhar informação e conhecimento, de forma democrática, com o entendimento de que a tecnologia, como política pública, deve ser usada para inclusão sócio-digital.

Desde janeiro desse ano, as Estações Digitais do município passaram a utilizar e a ensinar, aos usuários que frequentam os espaços, softwares de natureza livre, obedecendo aos preceitos estabelecidos pelo Governo Federal.

Inscrições – Os interessados em participar do fórum poderão se inscrever gratuitamente, a partir de 1º de outubro, pela internet, através de um hotsite que está sendo desenvolvido para essa finalidade.

http://www.joaopessoa.pb.gov.br/pmjp-realiza-i-forum-municipal-de-software-livre-e-governo-eletronico/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 5 =