Tecnologia

O Brasil é o país que o Facebook cresceu mais e mais rápido

O Brasil foi o país que cresceu mais e mais rápido no uso do Facebook, segundo Jan Rezab, cofundador do Socialbakers, serviço que pesquisa e monitora o uso das redes sociais em todo o mundo. Rezab está no Brasil para participar do evento Curtindo o Facebook, que discute a rede social, nesta sexta-feira (9) em São Paulo.

“O Brasil tinha 10 milhões de usuários no Facebook em janeiro de 2011 e foi para 50 milhões em um ano e meio”, revela o pesquisador de redes sociais. Segundo ele, a rede de Mark Zuckerberg se tornou um fenômeno no Brasil porque as pessoas já estavam acostumadas com o uso de uma rede social, por causa do Orkut. “Em outros países, o Facebook substituiu algo que não existia, então a adoção demorou mais.”

Rezab credita a migração dos usuários do Orkut para o Facebook como o resultado de uma aquisição de uma grande corporação. Comprado pelo Google, o Orkut “morreu” dentro de uma grande empresa, disse ele. “Se você para de desenvolver uma plataforma, isso acontece. O Facebook também está exposto a esse risco”, completa.

Jan Rezab, do Socialbakers (Foto: Divulgação)
Jan Rezab, do Socialbakers (Foto: Divulgação)

Por enquanto, a rede social se adapta bem ao gosto do brasileiro porque é uma
“plataforma natural”, conta o pesquisador. A rede social funciona como uma camada extra de comunicação e permite que você faça on-line o que você já faz normalmente, explica.

Em maio, o site de Rezab divulgou que o Brasil havia se tornado o segundo maior país com usuários no Facebook, perdendo apenas para os Estados Unidos. O anúncio ocorreu pouco mais de um ano após a rede americana ter aberto um escritório no país.

O pesquisador conta que, além de falar sobre o crescimento “maravilhoso” do Facebook no Brasil, ele fará uma apresentação sobre as oportunidades que a rede social representa para as marcas. “O Facebook aqui ainda é muito inicial, existe uma oportunidade grande para marcas e empresas agora”, conta.

Entre as marcas brasileiras, ele destaca casos de empresas que criam conteúdo único para suas páginas do Facebook, como a marca de cosméticos L’Oréal Brasil e a cervejaria Kaiser. “Eles conseguem criar uma comunidade de seguidores, isso é algo insano e maravilhoso”, conta.

 

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/11/brasil-e-pais-que-cresceu-mais-e-mais-rapido-no-facebook-diz-pesquisador.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + 3 =