Educação, Eventos, Paraíba

Semob abre atividades da Semana Nacional do Trânsito no Ponto de Cem Réis

17 set 13

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) inicia nesta quarta-feira (18) a programação da Semana Nacional de Trânsito. São atividades que incluem teatro, exposições e outras ações em parceira com diversos órgãos, entidades e escolas. A abertura do evento será às 9h no Ponto de Cem Réis, com apresentação do coral e percussão das crianças do  Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) do Crei João Tota.

A ação, que tem como objetivo fazer referência às ações da Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito, proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2010, contará com diversas atividades educativas até o dia 25. “Além de realizar intervenções no trânsito e no sistema de transporte da Capital para melhorar a mobilidade urbana, a Semob também realiza diversas atividades educativas voltadas para o atendimento à população, com o objetivo de conscientizar condutores e pedestres, tornando o trânsito mais seguro e humanizado”, afirmou o superintendente da Semob, Nilton Pereira de Andrade, ressaltando a importância do evento.

Uma grande estrutura estará montada no Ponto de Cem Réis, com dezessete tendas e um palco principal, onde serão desenvolvidas as atividades dentro do tema proposto pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que é a ‘Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Álcool, Outras Drogas e a Segurança no Trânsito. Efeitos, Responsabilidades e Escolhas’.

Estudantes de escolas irão expor seus trabalhos artísticos e mostrar o que aprenderam em sala de aula sobre o tema. Também haverá apresentação de corais, teatro de bonecos, exposição de equipamentos utilizados por órgãos ligados ao trânsito, pintura e jogos para os visitantes. Serão distribuídos ainda materiais educativos para a população.

Evento – Durante as ações desenvolvidas, as equipes da Divisão de Educação (Died) da Semob e as entidades parceiras estarão no Ponto de Cem Réis dias 18, 19 e 20, das 8h às 17h. As ações no local se encerram na sexta-feira (20) com o grupo de arte-educadores do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPtran).

No dia 22, Dia Mundial Sem Carro, ocorre o Circuito Ciclístico, que sairá do Busto de Tamandaré em direção ao Parque Solon de Lucena (Lagoa), das 7h às 16h. No dia 25 será o encerramento da Semana Nacional de Trânsito com ações que vão ocorrer no Busto de Tamandaré, a partir das 18h, além de atrações musicais.

Saúde – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também participa das atividades da Semana Nacional de Trânsito. No Ponto de Cem Réis, a SMS fornecerá diversos serviços à população e apresentará material educativo das 8h às 17h. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também participarão da ação durante toda a Semana.

Durante todos os dias do evento acontecerão aulões de atividades físicas do projeto João Pessoa Vida Saudável (JPVS). Na oportunidade, as equipes do ‘Vida Saudável’ vão realizar a verificação de índice de massa corporal/balança. Equipes da SMS fornecerão orientações e distribuirão material educativo das áreas temáticas e atenção à saúde.

A população também poderá realizar testes rápidos de sífilis e receber preservativos. A Bandinha e o xaxado da Saúde do Idoso se apresentarão ao público no dia 19 e 20, onde também será oferecido o serviço de corte de cabelo.

Parceiros – Os três dias de evento no Ponto de Cem Réis contam com a parceria das Secretarias de Educação e Cultura (Sedec), Desenvolvimento Social (Sedes), Saúde (SMS), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), além de entidades como Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento de Estradas e Rodagem (DER), BPTran, Hemocentro, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Associação das Empresas de Transportes Coletivos de João Pessoa (AETC), entre outros.

Segurança no Trânsito – A Resolução, que proclamou o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, foi elaborada com base em estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS). A OMS estimou que em 2009 foram registradas cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países.

A OMS recomenda aos países membros a elaboração de um plano diretor para guiar as ações nessa área no decênio, a fim de estimular esforços em todo o mundo para conter e reverter o crescente número de mortes e ferimentos graves em acidentes no trânsito.

http://www.joaopessoa.pb.gov.br/semob-abre-atividades-da-semana-nacional-do-transito-no-ponto-de-cem-reis/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

twelve − two =