Cursos e Empregos, DESTAQUE, Economia

Sine supera geração de empregos de 2012 em 30%

Quinta-feira, 14 de novembro de 2013

sine_pb_fotos_kleide_teixeira_secom_pb-3O número de trabalhadores encaminhados para vagas de empregos pelo Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) e que foram contratados nos 10 primeiros meses deste ano aumentou 38,7% em relação ao volume de contratações realizados em todo o ano de 2012. Durante o ano passado, 2,2 mil trabalhadores foram contratados depois de encaminhamento em todo o Estado, enquanto este ano o número já é de 3.052 empregados.

Empresas como a Fiat, que está se instalando em Goiana (PE) e o Grupo Petrópolis, dona da marca Itaipava, com fábrica em Itapissuma (PE), ainda devem contratar, respectivamente 70 e 42 trabalhadores.

A empresa italiana de veículos está contratando para a construção da fábrica e busca técnicos em segurança do trabalho, operadores de empilhadeira, eletricista de manutenção industrial, soldadores e mecânicos industriais. Já o Grupo Itaipava busca gerentes, supervisores e vendedores.

De acordo com a gerente executiva de Emprego, Trabalho e Renda do Sine-PB, Deise Bezerra Farias, as contratações de funcionários para os dois novos call centers que se instalaram em João Pessoa impulsionaram o aumento, mas que programas como o Pronatec e o Plantec, que deram qualificação profissional para a mão de obra, foram preponderantes para a permanência dos trabalhadores nas novas vagas.

“No ano passado, cerca de mil trabalhadores foram encaminhados para vagas e voltaram para o Sine com cartas negativas. Neste ano, menos de 200 trabalhadores receberam estas cartas, e isso é fruto de um trabalho do Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, em qualificar a mão de obra em toda a Paraíba”, avaliou Deise. Ela acredita que a tendência, com a ampliação dos programas de qualificação, é de que 2014 apresente índices ainda mais positivos.

http://www.paraiba.pb.gov.br/80132/sine-supera-geracao-de-empregos-de-2012-em-30.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 1 =