Brasil, DESTAQUE, Política

Cassação de Cunha: veja como vota bancada da Paraíba

De acordo com levantamento feito pelo portal Congresso em Foco, apenas dois deputados da bancada da Paraíba ainda não confirmaram presença no julgamento do ex-presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que acontece nesta segunda-feira (12), no plenário da Câmara dos Deputados. Trata-se do ex-ministro Aguinaldo Ribeiro, do PP, e do deputado federal Hugo Motta, do PMDB da Paraíba.

A situação dos dois continua “a confirmar”.

A dupla também não disse se não participaria da sessão. Dos dez que confirmaram presença, sete já se declararam favoráveis a cassação do mandato de Cunha por quebra de decoro parlamentar, um disse que seria contra a cassação, e os outros dois disseram apenas que seguiriam a orientação da bancada do PMDB na Casa.

Ao todo, 336 deputados afirmaram a este site que estarão presentes à sessão que julgará o deputado peemedebista, réu da Operação Lava Jato em duas ações penais e acusado de quebra de decoro parlamentar. Dois parlamentares afirmaram que não poderão estar presentes por razões de saúde: Francisco Francischini (SD-PR), que acompanha o filho autista em um tratamento, e Toninho Wandscheer (Pros-PR), que se licenciou por motivo de saúde.

São necessários 257 votos (metade mais um) para cassar o parlamentar. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), só pretende colocar o parecer do Conselho de Ética em votação se estiverem em plenário pelo menos 420 deputados. Líderes de diversos partidos acreditam que esse quórum será atingido, seja pela pressão que os deputados estão recebendo nos estados para encerrar uma controvérsia que se arrasta desde o ano passado, seja em razão da ameaça – feita por Maia – de cortar os salários de quem não comparecer.

Na consulta feita pelo Congresso em Foco, os 512 parlamentares da Câmara, à exceção óbvia de Cunha, foram confrontados com a seguinte pergunta:

“Senhor(a) Deputado(a),

O Congresso em Foco pode confirmar o seu comparecimento na sessão deliberativa da Câmara dos Deputados marcada para as 12 horas do próximo dia 12 de setembro, na qual será julgado o processo de cassação do deputado Eduardo Cunha?”

Em poucos segundos, o deputado respondia se confirmava ou não sua presença na sessão.

Fonte: https://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20160911232336&cat=politica&keys=cassacao-cunha-veja-como-vota-bancada-paraiba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + catorze =