Cultura, DESTAQUE

Teatro Santa Catarina homenageia fundadores na comemoração dos seus 26 anos

Foto: Daniell Mendes

Solenidade de comemoração de aniversário do teatro

No dia 13 de março de 1987, um grupo formado pelo Grupo de Teatro Experimental de Cabedelo (TECA) com mais de 30 pessoas, e dirigido pelo professor Altimar Pimentel teve a ideia de construir um local apropriado para apresentar seus espetáculos. Surgia então, Teatro Santa Catarina.

Hoje com 26 anos de existência, nada mais justo de que exaltar os fundadores e homenagear artistas, ex-diretores e a equipe atual.  Segundo o diretor do teatro, Igobergh Bernardo, a homenagem é mais que merecida. “São homens e mulheres que contribuíram e contribuem para o desenvolvimento cultural  e artístico de nossa cidade”, destacou.

O Teatro Santa Catarina que tem capacidade para 150 pessoas e fica localizado no centro de Cabedelo recebeu mais um espetáculo. Dessa vez o da solenidade de comemoração de aniversário do teatro contou com a participação de  artistas locais, a exemplo de Alexandre Tchê, Dinart Silva e Ribamar de Souza e ainda com a exposição dos artesãos da cidade.

Um pouco da história:

Apesar da atividade teatral já ser intensa no país, na década de 80 a cidade de Cabedelo ainda não dispunha de uma sala de espetáculo que correspondesse plenamente a essa atividade.

Naquela época os espetáculos teatrais eram apresentados em locais improvisados como sala de aula, praça pública e pátio de escolas.

Foi assim que o Grupo de Teatro Experimental de Cabedelo (TECA), composto por mais de 30 pessoas, tendo como diretor o eterno dramaturgo, folclorista e professor Altimar Pimentel teve a ideia de construir um local que fosse apropriado para apresentar seus espetáculos.

As dificuldades foram muitas, mas no dia 13 de março de 1987 foi inaugurado o Teatro Santa Catarina que se tornou um patrimônio histórico do município de Cabedelo.

SECOM – Cabedelo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

2 − 1 =