Brasil, Culinária, Educação, Paraíba, Saúde

Alimentos refrescantes e leves são indicados no verão; nutricionista dá dicas

Os cuidados com a alimentação devem ser rotina no verão. Segundo nutricionista, as refeições nesta época devem priorizar opções refrescantes e leves. Fontes de vitamina C, como laranja, morango e abacaxi; e vitamina E, como azeite, castanha, abacate e ovos, ajudam a proteger a pele no verão.

Segundo a nutricionista Antonella Turci, a principal regra para manter a hidratação no calor é simples: beber água. “Quando já existe uma desidratação, bebidas como água de coco e isotônicos também são boas opções”, afirmou.

Frutas, legumes e verduras também ajudam no processo de hidratação e contém substâncias que colaboram para a proteção da pele. “Alimentos como cenoura, abóbora, mamão e vegetais como espinafre, couve e agrião contém substâncias que são responsáveis por facilitar a pigmentação da pele e auxiliam na proteção contra a radiação solar, fortalecendo o sistema imunológico”, explicou Antonella.

O cuidado com a pele ainda pode ser reforçado no consumo dos polifenóis – alimentos com substâncias anti-inflamatórias e antioxidante que neutralizam os prejuízos causados pela exposição solar. Esse produto é encontrado em chocolates amargos com mais de 70% de cacau, framboesa, cebola, melancia e chá verde.

“É importante evitar tudo aquilo que possa intervir na absorção desses nutrientes, como os alimentos ricos em corantes e conservantes. Eles devem ser evitados”, concluiu a especialista.

Caldo de cana
Apesar de saboroso e refrescante, o consumo de caldo de cana deve ser feito com moderação. A bebida está entre as preferidas dos que querem se refrescar do calor.

“O caldo de cana tem uma grande concentração de glicose e frutose. No nosso metabolismo, se for consumidoro em grandes quantidades ou em horário de jejum prolongado, essas substâncias elevam a glicose no sangue”, disse.

“Essa época me refresco com caldo de cana, principalmente quando o dia é corrido e mais cansativo”, disse a comerciante Carolina Aparecida, de Jacareí.

Diurético contra inchaço

O consumo de chás, como o de hibisco, pode contribuir para o bom funcionamento do intestino, eliminação de toxinas e do líquido acumulado pela produção de urina.

“O chá de hibisco é muito usado, porém pessoas que sofrem de hipertensão ou que tendem a ter pressão baixa, não devem tomar em excesso. É ideal que se tome no máximo 600 ml por dia”, explicou Antonella.

Além disso, o combate ao sedentarismo e aos maus hábitos alimentares são práticas que podem ser adotadas para evitar o inchaço nesta época. “Água de coco natural, couve, melão, pepino e salsa são alimentos muito interessantes para estimular a diurese”, completou.

Sorvete

Uma das sobremesas preferidas dos brasileiros no verão, a especialista recomenda o consumo de sorvetes de frutas, já que alimento na versão de massa tem um alto índice calórico.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/verao/2018/noticia/alimentos-refrescantes-e-leves-sao-indicados-no-verao-nutricionista-da-dicas.ghtml

Image: https://ms.wikipedia.org/wiki/Fail:Ensalada_de_Frutas.jpg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + nove =